segunda-feira, 16 de julho de 2012

Hibernação dos Hamsters

   Assim como os ursos os hamsters também hibernam. Porém tem uma grande diferença, diferente dos ursos que planejam sua hibernação e come muito quando está acordado, a hibernação do hamster se dá ao frio, quando ele não consegue se aquecer sozinho e não é planejada, acontece assim do nada.
   Vi muitos sites que apenas o hamster sírio hiberna, porém o anão russo também hiberna. O que acontece é que como o Anão Russo geralmente vive em áreas mais frias é preciso um frio mais intenso para que ele hiberne.  Dificilmente um hamster pode sobreviver a um período de hibernação, pois, ele não irá se alimentar nem beber água.
   Você sabe que seu hamster está hibernando quando ele fica quietinho parecendo que está morto, o corpo dele fica todo frio, ele fica durinho, a respiração fica muito fraca e a batidas do coração também fica mais fraca. Geralmente ele fica que nem um tatu bola, tentando se aquecer.

Se o seu hamster entrar em hibernação o que você pode tentar de fazer é acordá-lo. Se você conseguir acordar ele e aquece-lo ele sobreviverá. Vo dar algumas dicas:

*Se perceber que seu hamster está hibernando a primeira coisa a fazer é tentar aquecê-lo nas mãos e com um sopro quente, se mesmo assim ele continuar dormindo enrole ele em um pano morno (aquecido por um ferro de passar ou perto do fogo, cuidado para não queimar o pano e nem deixar quente, tem de ser morno).

*Tente dar água morna para ele beber com um conta gotas para aquecer sua interior (em últimos casos se pode dar leite, mas não é muito recomendado). Depois disso se você conseguir aquecê-lo ele irá acordar, porém, mais fraco.

*Deixe ele em um local quente, não coloque ele na gaiola até estar melhor, pegue um balde, forre com um pano (de preferência lã) coloque ele e coloque um pano por cima dele (que não cubra a cabeça), ae coloque a água e tente alimentar ele com uma papinha de pão ou bolacha. Se quiser coloque um pano morno em baixo do balde, pois assim, será mais fácil deixar o local  aquecido. Deixe ele no balde até ele estiver totalmente bom, com muita água e comida disponível.

*Depois que ele estiver mais forte dê de preferências frutas e legumes por serem mais moles e só depois volte com a dieta normal. Sempre deixe a gaiola aquecida, só seguir as dicas de inverno que provavelmente não irá acontecer isso. Se acontecer isso é sinal que está frio na gaiola, então deixe a gaiola em um local mais quente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário