quarta-feira, 11 de julho de 2012

Qual Hamster Devo Escolher?

Uma das dúvidas que mais incomodam na hora de comprar um hamster é qual das raças escolher. Eu particularmente prefiro os sírios por serem mais bonitinhos, ter mais variedade de cores e serem mais fáceis de manusear. Vou falar algumas características das principais raças.

Sírios

Esse hamster chega a medir de 14 a 18c. Sua cor original é o dourado de pelo curto, mas foram obtidas muitas outras atravéz de mutações genéticas. Diferente do que eu vi em outros blogs, eles podem ser criados juntos desde que tenha apenas 1 casal, e quando se reproduzirem os filhotes devem ser separados depois de 1 mês de vida. Esses hamsters são os mais dóceis, porém, eles são os que dormem mais e tem o perigo de hibernar. Quando estão dormindo preste bastante atenção e não acorde ele do nada, pois, tem péssima visão e pode te corresponder com uma mordida dolorosa. Outra característica marcante é que eles podem carregar até metade do seu peso de alguma coisa nas suas bochechas. Geralmente eles pegam toda a comida na bochecha e leva para casinha ou esconde em algum canto da gaiola. Eles só podem acasalar depois do 3° mês de vida e quando for acasalar sempre deixe uma fêmea mais nova que o macho. Pode chegar a viver 4 anos quando bem cuidado.


Anão Russo

Essa espécie muitas vezes pode ser confundido com o Hamster Chinês. Eles são bem sociáveis, podendo conviver toda a família dentro de uma mesma gaiola ( que seja muuuuuuito grande), eles podem ser de 8 a 12cm quando adulto e chegar a viver de 1 a 2 anos. Tem poucos variedades de cores e são muito frágeis. Diferente dos outros hamsters, é quase impossível desses hamsters entrar em cio no inverno, pois no frio, a éspecie pode ficar com o pelo mais claro e o tempo fica com menos incidência de luz. Não é recomendável para crianças por ser muito pequeno e ágeis.


Chinês

Muito difícil de ser encontrado no Brasil, na maioria das vezes os vendedores confundem com o Anão Russo. Ele também pode conviver em  família e é um pouco mais escuro que o Anão Russo. Quando as fêmeas estão prenhas, tornam-se muito agressivas e podem chegar a bater nos machos. Tem também de 8 a  12cm, mas, apesar de ser noturno assim como as outras espécies, é mais ativo que o normal e pode ficar acordado longos períodos do dia. Eles por serem pequenos tentam muito fugir pelas brechas das gaiolas e até escalam as grades e podem ser difíceis de capturar quando fogem por serem muito rápidos. O Hamster Chinês não é tão comum quanto o Anão Russo e o Sírio, isto se deve ao fato que existem poucos devido a sua dificuldade na reprodução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário