domingo, 15 de julho de 2012

Reprodução

Cio e a Fêmea
Os hamsters, assim como os coelhos, se reproduzem diversas . Eles podem ter mais de 100 filhotes no ano e de 4 a 12 filhotes em cada ninhada. A fêmea entra no cio de 4 em dias, para saber se ela está mesmo, basta coçar as costas dela, se ela ficar para e levantar o rabinho é porque ela está no cio mesmo. Os hamster geralmente só podem se reproduzir a partir do 2° ou 3° mês de vida. Quando a fêmea está no cio ela fica extremamente irritada, então, melhor tomar cuidado nessa época. Quando estão acasalando em alguns casos como do Anão Russo é normal que a fêmea grite um pouco. Os machos podem ter relações com até 5 fêmeas por dia. A gestação dura em torno de 16 a 21 dias. Os filhotes nascem sem pelo nenhum, com um tom avermelhado, medindo cerca de 2,5cm (pode ser maior como os sírios e menor como os roboroviski ), já nascem com dentes e de olhinhos fechados. No caso dos hamsters sírios é normal nascer um filhote de cada cor. A mãe precisa de muitos minerais para os filhotes, por isso dê uma alimentação mais balanceada, e dê algumas frutas, pães, ovo cozido, etc. Tipo dê as sementes em um dia e a tarde um pedaço de maçã, no outro vai a dieta normal + alguma coisa como o ovo, pão ou fruta.


Filhotes
   Vi muitos casos no yahoo que a fêmea comeu alguns filhotes e tals. Isso acontece quando alguns filhotes nascem com alguma deficiência ou até mesmo morto, para não contaminar o resto da ninhada a mãe come esses filhotes. Não é recomendável ficar mexendo nos filhotes ou na mãe até 2 semanas depois do nascimentos , pois, pode ocorrer da mãe os rejeitar e comer todos. Cada filhote irá virar com um intervalo de tempo, geralmente eles vem com a placenta e um pouco de sangue, então não fique desesperado se ficar manchado com sangue, e a mãe come a placenta. Se os filhotes nascerem fora do ninho, não se preocupe, a mãe trata de arrumar uma caminha bem fofa para eles e de os transportar para lá. Em caso de perigo pode ocorrer da mãe esconder algum filhote nas bochechas. 
   Uma dica é durante esse tempo dar bastante verduras para a mãe, pois assim, ela produzirá mais leite, mas se perceber que está fazendo mal ou com diarréia, diminua a quantidade ou até mesmo suspenda por um tempo.

Desenvolvimento dos Filhotes
1° dia - os hamsters nascem cegos, surdos, sem pelos e já com seus dentes formados.
3° dia - começam a crescer poucos pelos.
6° dia - a pele já está com uma pequena camada de pelos.
7° dia - eles começam a comer pequenas quantidades de comidas.
12° dia - eles começam a andar na gaiola mesmo com os olhos fechados.
16° dia - os olhos já estão abertos e agora eles estão bem mais ativos e andando por toda a gaiola.
20° dia - eles mamam com menos intensidade e já estão mais independentes
28° dia - eles já podem ser separados da mãe
35° dia - já podem ser vendidos, e no caso dos sírios, devem ser separados, pois os pais podem machucar os filhotes.


2 comentários:

  1. - Bem comprei um casal de hamsters , no sábado passado , o vendedor me falou que eles eram filhotes , mas estou minha fêmea muito estranha , pois de domingo pra cá ela vem engordando , comendo o rolo de papel higiênico e colocando embaixo da rodinha , ñ quer muito o macho no cantinho dela ñ sei oque esta acontecendo , me ajudem por favor , se ela é filhote oque a ela ?? Será que o vendedor me enganou ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente os hamsters são muito territorialistas até se acostumarem com a nova casa. Isso é normal nos primeiros dias, até porque ela pode estar estranhando por enquanto a gaiola nova. Além disso, é normal que os hamsters coloquem serragem (ou o papel no seu caso) e alimentos nas bochechas para criarem seus "ninhos" ou levarem pra casinha.

      Excluir